Canal 3ª Idade
Há poucos dias para a chegada do Ano Novo, 2019, é possível perceber uma movimentação desenfreada por grande parte da população, seja ela na busca de lazer, em lugares bastante procurados como as cidades praianas ou do interior, ou até mesmo para as compras em supermercados ou lojas, querendo encontrar algum apetrecho que os faça se sentir bem e protegidos pelas muitas superstições que a data os remete.
A chegada de um novo ano costuma trazer a esperança de renovação – propagada em todas as culturas, independente de qual data seja comemorada e de novos planos que alimentam o sonho das pessoas em geral, num momento carregado de tradições e superstições sobre como prosperar e atrair um bom ano.
No Brasil, muitas dessas tradições vêm da origem africana (Umbanda e Candomblé) e muitas vezes, são realizadas por pessoas que nem sempre praticam a religião, fazendo uso do branco e oferecendo flores para a rainha do mar dos brasileiros, Yemanjá.
Assim, além de apelarem para o uso de roupas brancas ou lingerie colorida, os supersticiosos ainda recorrem ao pulo nas ondinhas do mar e a comer lentilhas, sementes de romã ou uvas para atrair bons fluidos e evitam degustar as aves que ciscam para trás, considerado um atraso de vida.
Entre as várias atrações disponíveis na passagem para o ano novo é possível apreciar a descida da Bola da Paz que fica na Time Square – identificado como o maior símbolo da chegada de um novo ano em Nova York. O Concerto Especial de Música Clássica do ano novo de Viena ou a exuberante queima de fogos no Reveillon de Copacabana brasileira que reúne, anualmente, milhares de pessoas no Rio de Janeiro.
Mas a preparação para a passagem de novo se inicia na noite de 31 de dezembro com o sentimento de renovação pelas metas cumpridas e os planos e as metas para o próximo ano. Porém, é importante, também, colocar em prática os desejos não realizados, sem frustração, cobrança ou tristeza, mas com a convicção de que será realizado no momento certo.
Para a psicóloga Miriam Farias do portalt5 (PA) é importante valorizar as coisas legais realizadas durante o ano para começar o ano motivado e com a vida organizada para obter sucesso. “É importante deixar de lado o estresse, a baixa autoestima e qualquer sentimento negativo, e preciso descobrir o que deu errado para acertar no próximo ano”, pois segundo Miriam, muitas vezes, a dúvida e o estresse acabam levando a pessoa a se desequilibrar emocionalmente.

Dicas da especialista para um Ano Novo de equilíbrio e conquistas:
  • 1. Tenha atitudes mais ousadas;
    2. Aproxime-se mais das relações saudáveis, pessoas que colocam você para cima;
    3. Acredite que é possível realizar seu sonho (passar no concurso, comprar um imóvel, casar, fazer uma faculdade, ter filhos, viajar para o exterior, etc.). Crie estratégias e invista nelas;
    4. Aprenda a administrar momentos de estresse e ansiedade;
    5. Aplique como exemplo o que deu certo. Valorize as coisas boas que aconteceram com você durante este ano e busque novas realizações;
    6. Pare de se lamentar e deixe o passado, remoer o passado não traz nenhum benefício. Siga em frente, pois existe muita vida esperando por você;
    7. Separe alguns minutos do seu dia para meditar ou praticar yoga. Busque a paz interior;
    8. Faça programas que relaxem e tragam prazer;
    9. Viva um dia de cada vez. Para que pressa?;
    10. Valorize o que você tem de melhor, qual é o seu ponto forte?;
    11. Esteja aberto para novos aprendizados;
    12. Saia da “zona de conforto” movimente-se. Faça coisas diferentes para obter resultados diferentes;
    13. Cuide do corpo e pratique atividade física;
    14. Cuide da sua mente e de seus pensamentos, alimente a sua mente com pensamentos saudáveis. Quando estiver passando por momentos difíceis na vida, procure um psicólogo, ele pode te ajudar;
    15. Aumente as suas possibilidades de relacionamentos, a gente se constrói na relação com o outro.
Feliz Ano Novo!
Compartilhe:
Galeria de Imagens: